Comandante da Esquadra 502 - "Elefantes"

O Major Piloto-Aviador Carlos Eduardo Guerreiro Pinho Fialho nasceu a 6 de Novembro de 1985 em Vila Nova da Baronia.

Ingressou na Academia da Força Aérea em 2003 no curso de Ciências Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Piloto Aviador, onde voou Chipmunk Mk-20. Foi brevetado nas aeronaves T-6A Texan II e T-38C Talon, na Base Aérea de Columbus, nos Estados Unidos da América e concluíu o curso em fevereiro de 2009.

Após o tirocínio foi colocado na Esquadra 502 "Elefantes", na Base Aérea Nº6, no Montijo. Foi qualificado na aeronave C-295M assumindo a função de Oficial Adjunto da Secção de Operações e frequentou o curso de Fundamentos Gerais de Guerra Eletrónica.

Em 2013 frequentou o Curso Básico de Comando, no Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da Força Aérea.

Entre 2009 e 2019 assumiu várias funções na Esquadra 502, nomeadamente Adjunto do oficial de Uniformização e Avaliação, Chefe da Secção de Instrumentos, Publicações e Navegação, Adjunto do Oficial de Operações e Adjunto do Comandante da Esquadra 502, para além de ter assumido as funções de Piloto Comandante em maio de 2014.

Em 2017 obteve ainda a qualificação de Piloto Instrutor da Aeronave C-295M.

É piloto graduado pelo European Tactical Airlift Centre, no curso European Tactical Airlift Programme – Course (Single Ship) e tem participado no Real Thaw. Tem qualificações em operação com NVG, pistas não-pavimentadas, largada de carga aérea e tropas pára-quedistas.

Atualmente acumula cerca de 2700 horas de voo, tendo sido agraciado durante a sua carreira com vários louvores e com a Medalha de Comportamento Exemplar, grau Prata.

Em 13 de dezembro de 2019 foi graduado no posto de Major e é atualmente comandante da Esquadra 502 – Elefantes.

É casado com Mafalda Fialho e tem uma filha, a Constança.

  COPYRIGHT © 2021 FAP - DCSI - WEBTEAM