Descrição


 

 

Os homens e a missão da Esquadra 751, compilados num pequeno filme produzido pelo austriaco Paul Wex.

 

A Busca e Salvamento, surgiu da necessidade dos Estados  providenciarem um serviço de busca e salvamento tanto marítimo como aeronáutico a todos aqueles que o necessitarem. Cria um ambiente mais seguro para a indústria aeronáutica e marítima, comércio, turismo e lazer daí a sua importância.


  


A SRR (Search Rescue Region), área de responsabilidade SAR atribuída a Portugal, é a maior da Europa e é coincidente com as FIR (Flight Information Region) de Lisboa e Santa Maria representando mais de cinco milhões de quilómetros quadrados. 

Devido à sua localização geográfica Portugal depara-se diariamente com uma grande quantidade de tráfego aéreo em trânsito ligando os dois continentes. O mesmo sucede com as principais rotas marítimas intercontinentais que cruzam pelo mar Português.



Dispositivo

 


Em Portugal, a Busca e Salvamento é tanto responsabilidade civil como militar estando dividida por 3 entidades: a Força Aérea Portuguesa, a Marinha de Guerra Portuguesa e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) estando todos em permanente coordenação.

 

 

A estrutura militar de controlo operacional SAR portuguesa é composta pelos seguintes elementos:

2 RCC

(Rescue Coordination Center)

Lisboa e Lajes


2 MRCC

(Maritime Rescue Coordination Center)

Lisboa e Ponta Delgada


1 MRSC

(Maritime Rescue Sub Center)

Funchal 


Esquadra 751

 

É no âmbito da Busca e Salvamento, que a Esquadra 751 "Pumas" está incluída sendo um enorme contributo para o dispositivo nacional possuindo em permanência uma aeronave EH-101 "Merlin" na Base Aérea do Montijo, Aeródromo de Manobra nº 3 em Porto Santo e Base Aérea nº 4 nas Lajes, Açores. 





A capacidade fornecida pelo EH-101 é de extrema importância, sendo possível efectuar um salvamento/evacuação à distância de 400 milhas náuticas de raio. Não obstante a elevadíssima área de responsabilidade nacional, a Esquadra 751 tem igualmente sido chamada por RCC estrangeiros para auxiliar no resgate nas suas áreas de responsabilidade.


Fazendo diariamente jus ao seu lema:

 "Para que outros vivam" 

  COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM