FRONTEX

A Força Aérea Portuguesa (FAP), através da Esquadra 502, executou missões de vigilância participando ativamente, e pela primeira vez fora do território nacional em período tão prolongado, nas operações desencadeadas pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX). 

 

Em 2011 o destacamento é constituído por militares da FAP, elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras , e uma aeronave C-295M de Vigilância, tendo por objetivo principal detetar, seguir e identificar alvos suspeitos que tentem entrar na União Europeia de forma ilegal e sem autorização ou auxiliar embarcações que se encontrem em dificuldades. A aeronave C-295M VIMAR, ao serviço da FAP desde Novembro de 2010, demonstrou aqui todas as suas valências e capacidades de operação para as missões para as quais está equipada. 


Ao longo de cinco meses (Fevereiro a Julho de 2011) efectuou cerca de 700 horas de voo, em 119 missões de Vigilância Marítima, nas quais foram identificados 35 alvos de interesse, em 9277 embarcações detectadas pelos sistemas radar e equipamentos da aeronave, numa área coberta de cerca de 7722894 km² ( 84 vezes o território nacional).



Nestas missões de patrulhamento marítimo, a aeronave C-295M VIMAR, dotada com sensores que permitiram potenciar a missão, demonstrou também a importância que este moderno e sofisticado meio aéreo tem para a Força Aérea e para Portugal. Nomeadamente:

-Flexibilidade e adaptação dos sistemas de armas e dos militares em diferentes teatros de operações;

-Elevada capacidade de cooperação e colaboração com outros Serviços e Forças de Segurança nacionais e internacionais, para um objectivo comum. 

 

Através dos resultados obtidos, podemos afirmar que a Esquadra 502 e o C-295M VIMAR estão assim optimizados para o cumprimento de missões de índole vária e garantem uma capacidade acrescida na taxa de sucesso das operações em que intervêm, quer em Portugal, quer em teatros de operações internacionais. 

 

 

 

  COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM