DAM - Destacamento Aéreo da Madeira

Em Novembro de 1977 começou-se a apoiar o Destacamento Aéreo da Madeira (DAM), que entretanto se constituiu de forma permanente, com o estacionamento no Aeroporto da Madeira de um C212 AVIOCAR. Esta aeronave manteve-se estacionada naquele aeroporto até finais de 1989, altura em que foi definitivamente transferida para Porto Santo e onde, em 31 de Dezembro de 1990, se lhe juntou um helicóptero SA-330 PUMA.

 

Em 05 de Novembro de 2010, o C-212 Aviocar foi substituído pelo C-295 passando o DAM a ser constituído por esta aeronave e pelo EH-101 MERLIN. Com uma reação inferior a 45 minutos, a Esquadra 502 garante o DAM de forma permanente, 24 horas por dia, sete dias da semana, com uma aeronave C-295M e respectiva tripulação onde se destacam as missões de apoio à população, como evacuações médicas, realizadas em conjunto com aeronave EH-101 e de busca e salvamento. Os 45 minutos referidos é o tempo que os militares dispõem para aprontar a aeronave para a missão pedida, preparar e planear o voo e colocar a aeronave no ar. 

 

Das missões referidas, a frota C-295M operada no DAM contabiliza, até Novembro de 2012, 156 horas de voo em mais de 249 missões de evacuação médica ou transporte de doentes, tendo ajudado 297 vidas.

 

Em missões de Busca e Salvamento (Search and Rescue - SAR) foram efectuadas 28 horas de voo, no mesmo período, contribuindo para o sucesso de missões de salvamento realizadas em conjunto com a aeronave EH-101. Desde a activação do C-295M no DAM foram efectuadas mais de 200 horas de voo pelas tripulações da esquadra que asseguram o destacamento, reparti-das pelas missões de transporte de pessoal, transportes especiais, movimento de aeronaves e tripulações, evacuações médicas e busca e salvamento.


Usando o ano de 2011 como referência, anualmente são efectuadas cerca de 150 horas de voo, em 344 saídas realizadas pelos militares da Esquadra 502 destacados e empenhados nas mais de 140 missões. Destacam-se as evacuações de mais de 138 doentes em 116 missões e voadas mais de 78 horas. Em missões operacionais de busca e salvamento foram realizadas 20 horas de voo distribuídas por cinco missões. 

 

 

 

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