Apoio Logistico Aéreo

Operações que não as Operações Aerotransportadas, conduzidas para a colocação, distribuição ou recolha de pessoal, equipamento, abastecimentos e retração de não combatentes.


Em cenário de guerra é um transporte dentro do Teatro Operação (TO), duma base principal para bases avançadas ou zonas de combate e inclui: largadas de carga, movimento de pessoal, evacuação de indisponíveis e prisioneiros, recuperação de equipamentos e veículos.

 

O esforço aéreo para o apoio logístico é primordial até que as linhas de comunicação de superfície estejam estabelecidas, podendo depois abrandar e permitir a utilização dos aviões noutras ações. Em cenário de paz podem ser efetuadas missões de apoio logístico aéreo em situações de catástrofe, acidentes graves ou de crise como apoio à proteção civil.

 

São efetuados pela Esquadra 502 lançamentos do novo sistema JPADS - Joint Precision Airdrop System. Este trata-se de um sistema que utiliza guiamento GPS, paraquedas controláveis e um computador a bordo com o objetivo de levar a carga largada até um ponto de impacto designado.

Chegada a Lisboa do corpo do escritor José Saramago.

 

  COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM