Operações Aerotransportadas

Operações Aerotransportadas são aquelas que consistem no movimento aéreo de forças de combate e do respectivo apoio logístico para áreas junto da zona de operações.

A colocação das forças aerotransportadas no terreno pode efectuar-se com recurso ao lançamento em paraquedas dos militares a bordo, ou através da aterragem da aeronave em campos de aterragem avançados no teatro operacional.

 

Este tipo de missão é efectuado através da utilização dos equipamentos adequados de navegação e visão nocturna (NVGs, FLIR, Radar terreno), sendo possível executar missões durante 24h, sobre o campo de batalha, utilizando técnicas de voo a baixa altitude (low level, contour) conseguindo-se deste modo uma grande capacidade de sobrevivência.



É um tipo de acção que envolve a utilização de uma pista permanente ou temporária. Normalmente executada na linha da frente muito próximo da FLOT, envolve grande risco em meios e vidas, pelo que o seu uso deve ser bem ponderado em função das probabilidades de sucesso e das operações seguintes.  

  COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM