SIFNAV

A Esquadra 502 tem a capacidade de operar, o Sistema de Formação de Navegadores (SIFNAV), instalado na cabine de carga através da aeronave C-295M, que permite ministrar a componente prática de instrução em voo aos militares da especialidade Navegador.
 
 
O mérito da conceção deste sistema é da nossa Força Aérea, tendo a Esquadra 502 colaborado estreitamente com a Direção de Engenharia e Programas (DEP), entidade primariamente responsável pelo projecto, e a Academia da Força Aérea (AFA).
 
Dada a especificidade do SIFNAV, este é operado exclusivamente a partir do C-295M, sendo intermutável entre as aeronaves da frota (excetuando a configuração VIMAR).

Composto por uma palete reforçada e uma consola de aviónicos, o SIFNAV possui três postos de instrução, dispostos lateralmente na aeronave (paralelamente ao sentido de voo) e que podem operar separadamente ou em simultâneo. O posto central é ocupado pelo Navegador Instrutor, sendo os restantes preenchidos pelos alunos Navegadores.  
 
Os postos são dotados de computadores, teclados e monitores ‘ruggedized’ de elevada resolução e desempenho. O SIFNAV é um projeto inovador, cuja construção e operação obedece aos requisitos de certificação de aeronavegabilidade aplicáveis, e cuja entrada em operação marca um passo importante na evolução tecnológica da formação e operação da Força Aérea, em que a Esquadra 502 demonstra uma vez mais a versatilidade do C-295M.
 
 

  COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM