Comandante da Esquadra 802 - "Águias"

O Capitão Ariel Abreu nasceu na Guarda em 05 de outubro de 1983.

Ingressou na Academia da Força Aérea em 2002, curso dos Tornados, onde frequentou a Licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas na especialidade de Piloto Aviador. Voou a aeronave Chipmunk MK-20 como cadete.
 
O terminus da Licenciatura culminou com a sua ida para os E.U.A, em março de 2007, onde frequentou o SUPT (Specialized Undergraduate Pilot Training), voando as aeronaves T6-Texan II e T-38C na Base Aérea de Laughlin, Del Rio, Texas. Foi brevetado em setembro de 2008.

Em outubro do mesmo ano, foi colocado na Base aérea nº 11, em Beja, na Esquadra 101 "Roncos", para a frequência do curso de Instrutor da Fase Básica em Aviões na aeronave TB-30 Epsilon.
Iniciou o seu percurso na esquadra como Oficial de Publicações, depois como Oficial de Planeamento e, por fim, Oficial da Uniformização.
Acompanhou a vinda da Esquadra 101 para Sintra e obteve as qualificações de comandante de esquadrilha em voo e piloto de experiência.
 
Frequentou o Curso Básico de Comando em 2012
 
Em março de 2014, fez parte do intercâmbio de instrutores entre Portugal e Brasil e foi em diligência para a Academia da Força Aérea Brasileira em Pirassununga, São Paulo, onde frequentou o curso de instrutor na aeronave EMB 312 T-27 Tucano. Realizou também alguns voos no T-25 Universal.
 
Obteve a qualificação de comandante de parelha, em piloto de experiência e foi verificador de alunos e instrutores brasileiros, bem como de mais 7 nacionalidades.
 
Em fevereiro de 2016, voltou à chefia da secção de Uniformização e Avaliação da Esquadra 101 e, em janeiro de 2017, foi colocado no Centro de Atividades Aéreas, na Academia da Força Aérea, onde se qualificou na aeronave Chipmunk, sendo atualmente o Chefe do Centro.
 
Tem cerca de 2000 horas de voo, tendo perto de 1000 dessas horas sido realizadas em Epsilon e 500 horas em Tucano. Realizou diversos cursos inerentes à sua função, tem alguns louvores bem como medalhas de comportamento exemplar.

 

 

 

  COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM