Comandante da Esquadra 301 - "Jaguares"

O Major Piloto Aviador Duarte Nuno Barbosa Freitas nasceu no Funchal no dia 04 de Outubro de 1979.

Ingressou na Academia da Força Aérea em 1998, onde se licenciou em Ciências Militares Aeronáuticas e concluiu em 2003 o Curso de Básico de Pilotagem nas aeronaves Epsilon e Alpha-jet.

Após frequência do Curso Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate na Base Aérea Nº11 -Beja - foi colocado em 2004 na Esquadra 301 “Jaguares” a voar o sistema de armas Alpha-jet.

Em Maio de 2006, esteve em diligência na 162th Fighter Wing - 195th Fighter Squadron, Tucson, Arizona, Estados Unidos da América (EUA), onde efetuou o curso de transição para a plataforma aérea F-16.

Em Abril de 2007 foi colocado na Esquadra 201 “Falcões”, Base Aérea Nº5 - Monte Real - onde até o final de 2008, completou a qualificação de piloto operacional na plataforma F-16A OCU e desempenhou funções de oficial de planeamento. Entre Novembro e Dezembro de 2007 participou na Missão NATO de Policiamento Aéreo dos Bálticos, em Siauliai, Lituânia.

Em Maio 2008 voltou à Esquadra 301 “Jaguares”, Base Aérea Nº5, onde efetuou a transição para o sistema de armas F-16A MLU. Entre 2008 e 2015 obteve as qualificações de piloto operacional, comandante de parelha, de esquadrilha, de esquadra em voo e ainda instrutor. Conjuntamente exerceu as funções de chefe da secção de planeamento operacional, chefe da secção de tiro e oficial de operações. Em Maio de 2010 frequentou o curso de Fighter Weapons Instructor na European Participating Air Forces Weapons School – Holanda – tendo conquistado a qualificação de Instrutor de Armas e Táticas Avançadas. Voltou a esta conceituada escola internacional como instrutor nos anos 2012, 2014 e 2017.

Durante o ano letivo de 2013/2014 concluiu com distinção o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Estudos Superiores Militares.
Até 2015, participou/colaborou em inúmeros projetos, exercícios e missões nacionais/internacionais no âmbito da defesa, das quais se destaca a organização de vários exercícios “Real Thaw” “Hotblade” e “EATT”, o Operational Testing and Evaluation do programa F-16 MLU e ainda oficial de operações na missão de Policiamento Aéreo dos países Bálticos.

Em Julho de 2015 foi colocado na 314th Fighter Squadron “WARHWAKS” na Base Aérea de Holloman, New México, EUA no âmbito do programa de intercâmbio de pilotos instrutores de F-16. Nesta unidade aérea ministrou instrução básica e avançada a pilotos de combate americanos, tendo ainda assumido funções de adjunto ao chefe de planeamento e comandante de esquadrilha. Durante esta missão foi galardoado com vários prémios, dos quais se releva o de melhor instrutor de voo.

Em Março de 2017 regressou à 162th Fighter Wing - 195th Fighter Squadron, Tucson, Arizona, EUA, desta feita como instrutor e com o intuito de administrar instrução básica e avançada a pilotos de combate internacionais, tendo mantido as funções anteriormente mencionadas.
O Major Piloto-Aviador Duarte Freitas acumula o total de 3000 horas em diversos tipos de aeronaves civis e militares, onde cerca de 2300 horas de voo foram efetuadas em aviões de combate, e metade destas foram efetuadas na função de instrutor de voo, onde tendo a oportunidade de treinar pilotos de 10 nacionalidades.

Possui diversos louvores e condecorações entre as quais uma Medalha de Mérito Militar de 3ª Classe, duas Medalhas de Mérito Aeronáutico de 3ª Classe, duas Meritorious Service Medals - atribuídas pelos serviços prestados nos Estados Unidos da América - e ainda a Medalha de Policiamento Aéreo dos Bálticos.

É casado e tem uma filha.

  COPYRIGHT © 2019 FAP - DCSI - WEBTEAM